• 11. 2022 5022 | 11. 2539-9123
  • R. Jarinú, 269 - Tatuapé - São Paulo, SP
  • Envie um e-mail

MEI tem nova obrigação, saiba mais

O cidadão que ainda não se tornou um Microempreendedor Individual (MEI), mas que pretende iniciar ou formalizar seu negócio, deve ficar atento às novas exigências para realizar o cadastro. Em abril foi estabelecido que quem desejar cadastrar um MEI, deverá realizar um cadastro no portal Brasil Cidadão. A nova obrigatoriedade vale para todo o país e todos os negócios.

A exigência vale para os novos cadastros MEI, e tem o intuito de realizar um atendimento mais adequado e adaptado às transformações digitais. Assim, a finalidade da nova obrigação é gerar maior simplicidade, praticidade e agilidade para quem deseja se tornar MEI. Com isso, será possível otimizar o tempo gasto com os processos burocráticos.

Além disso, o novo cadastro permitirá o acesso aos serviços públicos digitais, reduzindo custos para o governo e para o MEI, também diminuindo o tempo gasto em filas para o atendimento presencial. O intenção é que diversos serviços possam ser cadastrados online, de modo que o novo MEI poderá fazer diversos serviços necessário de maneira simplificada.

Como realizar o novo cadastro para MEI
Para se tornar um MEI, o cidadão deve acessar o Portal do Empreendedor e realizar o passo a passo exemplificado no site. Além disso, é necessário que o interessado possua todos os documentos exigidos em mãos, para facilitar e acelerar o processo.

Com a nova obrigatoriedade, será necessário realizar um simples cadastro no Brasil Cidadão. Com isso, basta ter em mãos o cadastro, dados pessoas como RG e título de eleitor, além de dados sobre o negócio, como tipo de atividade e local de atuação.

Dessa forma, a exigência vale para quem realizar o cadastro a partir de agora. Os cidadãos que já possuem o MEI formalizado, não necessitam realizar o cadastro no Brasil Cidadão. Contudo, os MEI’s já formalizados podem realizar o cadastro e ter acesso a facilidade e aos benefícios ofertados por essa plataforma.

Fonte: Jornal Contábil | 08/07/2019

Últimas Publicações

  • Associações | Atividades sociais, de representação ou de defesa de interesses comuns

    As associações são constituídas pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos, observando-se que não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocas. Ou seja, as associações são pessoas jurídicas de direito privado através da qual, pessoas se congregam objetivando realizar determ.. (continue lendo)

  • Formação de Preços | Constitui-se num dos grandes desafios para as pequenas empresas

    Dentre as inúmeras decisões a serem realizadas por uma empresa, a precificação de seus produtos encontra-se entre as mais importantes e carentes de subsídios. Convivemos com clientes muito mais exigentes em qualidades e com preços competitivos. A tarefa de manter e atrair clientes se constituem nos grandes desafios para qualquer empresa que pretenda atingir seus objetivos orga.. (continue lendo)

  • Empresa Familiar | O processo de sucessão e/ou oportunidade para a profissionalização

    As empresas familiares, independentemente do seu porte, inclusive as micro e pequenas empresas, possuem uma importância significativa no desenvolvimento econômico e social do nosso país. Para sobreviverem elas necessitam de uma boa estrutura organizacional e contar com familiares que estejam interessados em participar do seu desenvolvimento.

    continue lendo)

  • DITR 2019 | Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural

    Por meio da Instrução Normativa RFB 1902, de 2019, estabeleceram-se as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2019.

    continue lendo)

  • PCMSO | Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

    Todos os empregadores e as instituições que admitam trabalhadores como empregados estão obrigados a elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que tem por finalidade a promoção e preservação da saúde do conjunto de seus trabalhadores, observando parâmetros mínimos e diretrizes gerais est.. (continue lendo)

  • Concessão de Créditos | Análise de risco na concessão de crédito

    Os riscos na concessão de créditos estão presentes no dia a dia da maioria das empresas, principalmente para aquelas que têm como objetivo maximizar seus lucros, no mais alto grau possível. Para isso, seus gestores, além de adotar políticas de otimização da alocação de recursos, redução de custos e incrementos de produtivida.. (continue lendo)

  • Capital de Giro - Dá vida à organização e faz fluir os seus processos

    Também conhecido como Capital Circulante, o Capital de Giro representa em média, boa parte do total de ativos de uma empresa. Ele dá vida à organização, faz fluir seus processos de compra e venda e está diretamente associado às fontes de recursos, das quais a empresa necessita para financiar seu crescimento.

    continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb