• 11. 2022 5022 | 11. 2539-9123
  • R. Jarinú, 269 - Tatuapé - São Paulo, SP
  • Envie um e-mail

Contratação de serviço contábil: O que deve ser feito para a empresa?

Um serviço contábil ajuda o empreendedor a compreender suas obrigações como pessoa jurídica perante a legislação tributária, previdenciária e trabalhista. Uma boa assessoria pode fazer toda a diferença na gestão da empresa que evidencia longevidade e sucesso nos negócios.

Não se trata de uma opção, o serviço contábil é uma necessidade. Por isso, o empreendedor precisa contratar uma boa assessoria para realizar os serviços.
Abertura de empresa

A formalização de uma empresa exige um procedimento específico e indispensável, pois esse é o primeiro passo para começar um negócio. O serviço contábil é fundamental para:

    Fazer a definição dos códigos da atividade do negócio;
    Orientar sobre o enquadramento;
    Conseguir todas as licenças necessárias para operar;
    Emissão de contrato social e suas alterações;

Durante a abertura é necessário atender certas burocracias em diversos órgãos e na prefeitura, bem como elaborar o contrato social. Uma assessoria contábil é responsável por fazer tudo isso.

Com exceção da empresa MEI, que pode abrir uma empresa facilmente através do portal do empreendedor, os demais enquadramentos empresariais devem realizar esse procedimento com assessoria de um contador.
Cálculo de impostos

É através do serviço contábil que os empresários sabem exatamente quanto imposto é devido. A apuração é realizada pelos especialistas através do envio das notas fiscais de entrada e de saída que a empresa teve durante o mês.

A contabilidade realiza o cálculo e emite a guia para a empresa efetuar o pagamento. Além disso, os contadores observam se a carga tributária é adequada para a empresa.

No caso do Microempreendedor Individual (MEI), ele  já possui a Guia DAS pronta no site do Portal do Empreendedor, nesse caso, é só imprimir e pagar. Porém, os demais enquadramentos empresariais, necessitam de uma contabilidade para a apuração.
Emissão de folha de pagamento, pró labore dos sócios e outros deveres trabalhistas

É o escritório de contabilidade que fica responsável pela emissão e envio dos seguintes documentos e obrigações trabalhista:

    Folhas de pagamento dos funcionários;
    Pró labore dos sócios;
    Relatório de informações de folha de pagamento ao fisco;
    Entrega da declaração CAGED (Cadastro Geral de empregados e desempregados);
    Emissão de guias de pagamento (INSS, FGTS e imposto de renda retido na fonte);

Além disso, faz parte do serviço contábil a realização de procedimentos como, emissão e cálculo de férias, emissão de folha de 13º salário, cadastro e emissão de documentos de admissão e demissão de funcionários.

Produção de relatórios contábeis

DRE, Balanço Patrimonial e Livro Caixa são alguns dos relatórios contábeis necessários e que dão base para a escrituração.

Para fazer a escrituração, é necessário realizar a conciliação bancária, conferência de débitos e créditos após os registros, seleção de documentos e emissão dos balanços mensais de conferência.

No geral, esses relatórios são enviados semestralmente aos clientes, entretanto, em uma contabilidade online, o gestor pode consultar com mais frequência os dados devido a disponibilidade ser mais acessível.

É importante analisar essas informações para ajudar na tomada de decisões da empresa.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.

Fonte: JornalContabil | 12/07/2019

Últimas Publicações

  • Associações | Atividades sociais, de representação ou de defesa de interesses comuns

    As associações são constituídas pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos, observando-se que não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocas. Ou seja, as associações são pessoas jurídicas de direito privado através da qual, pessoas se congregam objetivando realizar determ.. (continue lendo)

  • Formação de Preços | Constitui-se num dos grandes desafios para as pequenas empresas

    Dentre as inúmeras decisões a serem realizadas por uma empresa, a precificação de seus produtos encontra-se entre as mais importantes e carentes de subsídios. Convivemos com clientes muito mais exigentes em qualidades e com preços competitivos. A tarefa de manter e atrair clientes se constituem nos grandes desafios para qualquer empresa que pretenda atingir seus objetivos orga.. (continue lendo)

  • Empresa Familiar | O processo de sucessão e/ou oportunidade para a profissionalização

    As empresas familiares, independentemente do seu porte, inclusive as micro e pequenas empresas, possuem uma importância significativa no desenvolvimento econômico e social do nosso país. Para sobreviverem elas necessitam de uma boa estrutura organizacional e contar com familiares que estejam interessados em participar do seu desenvolvimento.

    continue lendo)

  • DITR 2019 | Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural

    Por meio da Instrução Normativa RFB 1902, de 2019, estabeleceram-se as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2019.

    continue lendo)

  • PCMSO | Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

    Todos os empregadores e as instituições que admitam trabalhadores como empregados estão obrigados a elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que tem por finalidade a promoção e preservação da saúde do conjunto de seus trabalhadores, observando parâmetros mínimos e diretrizes gerais est.. (continue lendo)

  • Concessão de Créditos | Análise de risco na concessão de crédito

    Os riscos na concessão de créditos estão presentes no dia a dia da maioria das empresas, principalmente para aquelas que têm como objetivo maximizar seus lucros, no mais alto grau possível. Para isso, seus gestores, além de adotar políticas de otimização da alocação de recursos, redução de custos e incrementos de produtivida.. (continue lendo)

  • Capital de Giro - Dá vida à organização e faz fluir os seus processos

    Também conhecido como Capital Circulante, o Capital de Giro representa em média, boa parte do total de ativos de uma empresa. Ele dá vida à organização, faz fluir seus processos de compra e venda e está diretamente associado às fontes de recursos, das quais a empresa necessita para financiar seu crescimento.

    continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb